dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    

Como já divulgado, o projeto Aquabrasil, que conta com a participação de 16 unidades de pesquisa da Embrapa, 22 universidades/instituições de pesquisa e oito empresas privadas, pretende promover um salto tecnológico na aqüicultura brasileira, atendendo às principais demandas da cadeia produtiva aquícola. As espécies prioritárias que estão sendo estudadas são o cachara, o tambaqui, a tilápia e o camarão marinho. Entretanto, como fazer para que este conhecimento fique disponível para a sociedade, de forma que produtores rurais, extensionistas, técnicos e pesquisadores possam acessar as informações de forma estruturada e eficiente?

Não há no país a transferência imediata da tecnologia gerada nos institutos de pesquisa e universidades para o setor produtivo, a não ser de forma parcial, em cursos de extensão ou mesmo em aulas práticas. Esta é uma das preocupações do Projeto Aquabrasil. Dentro da sua estrutura de pesquisa, o projeto estabelece uma série de atividades para que esse conhecimento seja traduzido da linguagem científica para a tecnológica.

Assim, nosso objetivo não é só gerar conhecimento científico, o qual é disponibilizado nas revistas científicas nacionais e internacionais, mas também em documentos técnicos, com uma linguagem mais direta e aplicada, que permita a utilização do conhecimento diretamente nas estruturas de produção.

Como um dos resultados das publicações científicas, podemos citar a demanda induzida à revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), a qual lançará em meados de 2012 um fascículo específico sobre Aquicultura, o qual terá artigos de diferentes instituições de pesquisa em aquicultura, tanto nacionais como internacionais, inclusive derivados do projeto Aquabrasil.

Com relação às publicações técnicas, a proposta é gerar uma série de publicações estruturadas que preencham a demanda por informações das espécies estudadas em todas as fases de cultivo, além de englobarem o planejamento e a comercialização do pescado, ou seja, não se olha somente para “dentro da porteira”, mas sim para fora, para toda a cadeia produtiva, e de forma planejada. Estas publicações terão como conceito não somente a disponibilização de novos conhecimentos, mas também a divulgação das informações, conhecimentos e técnicas já estabelecidas no setor produtivo para as espécies escolhidas, buscando trazer para dentro das publicações a vivência dos extensionistas e produtores que já atuam na atividade.

Os temas a serem abordados para as quatro espécies trabalhadas são:
Planejamento e projeto de empreendimentos de piscicultura;
Legalização e licenciamento ambiental na piscicultura;
Construção, instalação e operação de empreendimentos de piscicultura;
Reprodução e larvicultura (cachara, tambaqui, tilápia e camarão marinho);
Alevinagem e recria (cachara, tambaqui, tilápia) e berçário (camarão marinho);
Terminação (cachara, tambaqui, tilápia e camarão marinho);
Despesca, transporte e comercialização (cachara, tambaqui, tilápia e camarão marinho);
Processamento, transporte e comercialização (cachara, tambaqui, tilápia e camarão marinho);

Estas publicações darão suporte às estratégias de difusão e transferência de informações e tecnologias produzidas, podendo ser utilizadas pelos produtores rurais e aquicultores, Associações, Cooperativas, Escritórios de Consultoria, Prefeituras, Agências de Assistência Técnica e Extensão Rural, Universidades e demais Centros de Pesquisa, como também pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, promovendo, de forma mais eficiente e profissional, a execução das políticas públicas que visam o desenvolvimento sustentável e melhoria do desempenho da atividade da aquicultura em nosso País.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Projeto Aquabrasil - Artigos já Publicados

Avanços na sanidade aquícola do projeto Aquabrasil
20/10/2014

Pesquisa de nutrição em rede contribui para salto tecnológico em aquicultura
07/12/2011

Avanços já alcançados pelo Projeto Aquabrasil
28/09/2011

Tecnologias como oportunidades para a aquicultura diversificar seus produtos
29/08/2011

Melhoramento genético de peixes: pesque essa ideia
25/07/2011

Como a pesquisa vai mudar os rumos da aquicultura no Brasil
20/05/2011

O peixe nosso de todo dia
08/04/2011

Conteúdos Relacionados à: Aquicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada